excelentíssimo - significado y definición. Qué es excelentíssimo
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es excelentíssimo - definición

Dinossauro excelentíssimo

excelentíssimo      
adj (lat excellentissimu)
1 Superlativo absoluto sintético de excelente.
2 Qualificativo das pessoas a quem se dá o tratamento de excelência: Excelentíssima senhora.
excelente      
adj.2g. (-sXIV cf. FichIVPM) que excele; que é de ótima qualidade; que é muito bom
e. caráter e. livro e. pessoa
-etim lat. excellens,entis 'que excede em altura, que se eleva acima de, que sobressai, superior, distinto', part.pres. de excellère 'elevar, erguer, levantar ao alto, elevar-se acima de, ser superior, sobrepujar'; f.hist. sXIV excelente , sXIV eixcelente -sin/var admirável, bravo, brilhante, excepcional, exímio, extraordinário, grande, magnífico, notável, ótimo; ver tb. sinonímia de elevado , insigne e requintado -ant detestável, mau; ver tb. sinonímia de canalha , desconhecido e mal-afamado Ç noção de 'excelente', usar antepos. aristo-
excelente      
adj m+f (lat excellente)
1 Que é superior ou muito bom no seu gênero.
2 Primoroso.
3 Bem-acabado, perfeito.
4 Exímio.
5 Distinto.
6 Magnífico.

Wikipedia

Dinossauro Excelentíssimo

Dinossauro Excelentíssimo é uma fábula satírica de José Cardoso Pires que retrata a vida de Salazar, a sua ditadura e o Portugal do Estado Novo num tom bastante irónico e amargurado. Carlos Reis designa a fábula de "relato violentamente satírico sobre a figura de Salazar" (verbete José Cardoso Pires, in Biblos, vol. 2, 213).

O livro foi editado pela primeira vez em 1972 pela Editora Arcádia, com ilustrações e capa de João Abel Manta. Embora datado de "Natal de 69 e Março de 71", o autor afirmou em entrevista a Artur Portela Filho tê-la escrito em 1970. Nesta época José Cardoso Pires encontrava-se em Londres no King's College de Londres a leccionar Literatura Portuguesa e Brasileira. Mais tarde passou a estar incluído nas colectâneas de contos O Burro-em-Pé (1979) e A República dos Corvos (1988).

Na referida entrevista, José Cardoso Pires descreve as circunstâncias que permitiram a publicação do livro e lhe deram notoriedade: numa discussão na Assembleia Nacional sobre a liberdade de imprensa, um deputado ultrafascista, Casal Ribeiro, em discussão com Miller Guerra, quis demonstrar a existência de liberdade dando como exemplo a publicação de Dinossauro Excelentíssimo. Depois disso já não seria possível à censura retirar o livro das livrarias nem a PIDE poderia perseguir o seu autor.

Dinossauro Excelentíssimo insere-se na linha satírica de O Hissope, de António Dinis da Cruz e Silva, e Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira.